01/04/2016

{Resenha} Isla e o final feliz, Stephenie Perkins

ISLA E O FINAL FELIZ | Stephenie Perkins | Instrínseca | 304 páginas | 2015
[skoob - adaptada] Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito.Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes.

Comprei Isla e o final feliz há mais de um mês. Estava envolvida com o resto de leitura de O festim dos corvos, e logo comecei A dança dos dragões com grande entusiasmo... Mas meu ânimo murchou  e acabou pegando poeira no criado-mudo. Então, deixando de lado os receios adquiridos ao ler uma resenha negativa, tirei a nova aquisição da estante. E fui ler.


Em dois tinha acabado. Depois de uma leitura frenética, tenho a sensação de que, apesar de não ser um livro muito grande, a carga emocional é densa e fica nos atormentando durante a leitura. Não de um modo ruim, pois isso faz com que o leitor queira ainda mais saber o que irá acontecer. Conhecendo os livros de Stephenie Perkins, já dá pra estipular o final, mas o desenrolar da história é sempre uma surpresa.

Isla é uma garota muito tímida que sempre teve uma queda por Josh, o artista aparentemente inalcançável. Tive a impressão que o relacionamento deles começou muito rápido, mas todos os momentos juntos são tão fofos e espontâneos que nem dá de reclamar muito. Kurt é uma gracinha, sempre a voz da razão na paixão meio louca de Isla.


O mais interessante é observar as características comuns a Anna, Lola e Isla - as protagonistas dos livros de Perkins, e que fazem uma parte da vida da outra. Ambas são certinhas, apaixonadas mas com algo que atrapalha o possível romance. Tem sua própria obsessão (ou algo próximo a isso): cinema, moda, quadrinhos, respectivamente. Anna tem dentes separados, Lola usa óculos e Isla é baixinha (e ruiva!). Tanto Anna e Isla tem uma relação conturbada com seus irmãos.

Da esquerda pra direita: Anna, Lola e Isla
E também isto: senti muita pena da Hattie, pois, como Isla descobriu no final, sua irmã caçula só queria ser tratada com uma irmã, de igual para igual. Eu sou a irmã mais nova, e, se fosse comigo, duvido que eu não teria o espírito vingativo e ressentido sempre ligado. E Gen, a irmã mais velha, tem tudo para ser uma grande variável na vida de Isla, mas ela só aparece e depois vai embora. Gostaria de ter visto mais relação entre elas - daria muita coisa pra contar.

Stephenie Perkins, como sempre, consegue nos encantar com histórias doces e tempestuosas, com momentos de encher os olhos d'água e fazer nossos corações saírem pela boca. Sem contar a edição linda da Intrínseca - que capa mais amorzinho! *---* Enfim, Isla e o final feliz é uma leitura
prazerosa, embora dê vontade de bater na Isla várias vezes. Mas a gente releva: é por uma boa causa.

2 comentários:

  1. Da Perkins só li Anna e o Beijo Francês e achei uma leitura super rápida e gostosa, apesar de achar a Anna meio bobinha. Às vezes é bom dar um intervalo em leituras grandes, eu sou super fã de Got, mas pelo fato dos livros serem gigantes, dá mesmo uma canseira :)

    Beijinhos

    www.flagimenes.com.br (Chata dos Livros)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo "A dança dos dragões" agora \o/, mas intercalo com outros livros pra não desaminar o tempo todo!

      Beijos!

      Excluir